Os vendedores de alto desempenho conhecem muito bem a organização em que trabalham e também conhecem profundamente os clientes que estão atendendo. Antes de vender qualquer produto o vendedor deverá necessariamente vender a empresa que ele está representando.
Este texto é uma resenha do artigo de Tom Peters publicado na HSM Management 33 - julho/agosto de 2002
http://br.hsmglobal.com/notas/47952-o-perfil-dos-grandes-vendedores sobre o perfil dos grandes vendedores.
O escritor aborda 25 qualidades básicas que os bons profissionais de vendas devem possuir.
Com uma linguagem direta e bastante simples, o autor escreve sobre pontos que vão desde o conhecimento profundo sobre os produtos até os vendedores tornarem-se agentes ativos de fazer política.
De todos os assuntos abordados pelo autor, farei menção de alguns que considero de maior impacto.
Os vendedores de alto desempenho conhecem muito bem a organização em que trabalham e também conhecem profundamente os clientes que estão atendendo. Antes de vender qualquer produto o vendedor deverá necessariamente vender a empresa que ele está representando. Para isso ele deverá estar inteirado da visão da empresa, de todos os processos que envolvem o negócio para, a partir deste ponto, construir o conhecimento sobre o cliente, entendendo e atendendo todas as suas necessidades.
Outro ponto a destacar é que os vendedores conectam-se tanto com a organização dos clientes quanto com a da sua própria empresa. Este envolvimento por parte do vendedor é importante pelo fato de tudo estar interligado e o seu produto não ser apenas um determinado item, mas uma "experiência" para o cliente. Para que essa "experiência" seja boa, o processo precisa ser perfeito em todas as pontas responsáveis pela entrega de valor.
A conexão com a organização dos clientes é outra forma do vendedor se municiar com informações para levantar futuras oportunidades de negócio e também construir relacionamento não somente com o "chefe", mas com todas as partes que poderão influenciar de alguma forma direta ou indiretamente seu produto.
Os profissionais de vendas que se diferenciam no mercado pensam sempre em "pacote fechado" ou o problema é sempre meu. Por mais que o transportador não tenha entregado, que a assistência não tenha consertado, eles não transferem responsabilidades e assumem a busca da solução para o cliente.
Em um mundo tão corrido e por vezes até meio frio, o vendedor deve cultivar os bilhetinhos de agradecimento. Os negócios são realizados com pessoas e não com máquinas e é justamente neste ponto que os bilhetinhos podem fazer diferença na construção de relacionamentos duradouros. O e-mail é uma ótima ferramenta de trabalho, mas palavras manuscritas como forma de agradecimento farão com que o recebedor lhe tenha como uma pessoa especial.
Definitivamente devemos modificar nosso ambiente para melhor. Os grandes vendedores sabem que precisam deixar marcas por onde passam e que essa marca deverá ser de forma a contribuir para a melhora daqueles que estiverem ao seu redor.
Por mais que o tempo avance e traga consigo grandes descobertas, os últimos 150 anos revolucionaram a história - do telégrafo ao celular, da charrete às grandes aeronaves, do querosene à energia nuclear -, todo o conhecimento desenvolvido pelo homem sobre a arte de fazer negócios ainda esbarra no principal "problema", o próprio homem.
O simples desenvolvimento da técnica não poderá garantir o sucesso nos negócios. O ser humano é dotado de sentimentos que, por algumas vezes, acabam o levando por caminhos que não seriam os mais aconselhados, a bolha imobiliária americana está aí para nos mostrar isso.
O profissional de vendas do futuro será um construtor de relacionamentos. Relacionamentos esses que serão formados sobre o entendimento e atendimento das necessidades daqueles que estiverem em seu raio de ação.
A realidade deste homem de vendas do futuro começa a ser construído no presente, no hoje, primeiramente aprendendo a lidar com as rápidas transformações impostas pelo mercado, e depois se moldando através do desenvolvimento do conhecimento.
Todos os pontos abordados por Tom Peters podem servir para nortear as ações em busca de um melhor desempenho, minimizando as chances de um fracasso profissional por parte daqueles que trabalham com vendas.
João Batista Silveira
Março/2010