Quando olhamos para a vida de uma pessoa e vemos nela um modelo bem sucedido, seja pessoal, material ou espiritual, cremos que ela atingiu tal condição em virtude de saber tomar grandes decisões. Sem dúvida alguma, as grandes decisões têm um impacto forte no decorrer de nossa caminhada, mas, são as pequenas que definitivamente irão construir vidas compactadas ou com brechas.
Mas o que é uma vida compactada? Vida compactada é aquela que está firme, sólida e as agressões externas não conseguem penetrar. Ela se constrói com pequenos “nãos”, não a mentirinha, não a troca de olhar maliciosa, não ao presente em troca de vantagem e tantos outros “nãos” que nos são apresentados em nosso dia-a-dia. A respeito disso a Bíblia Sagrada nos ensina a vigiar (Mt 26:41) e muitas vezes até a fugir (I Co 6:18) como José fez quando foi agarrado pela esposa de Potifar (Gn 39:12).
Estas pequenas decisões irão construir vidas compactadas ou com brechas. Uma grande represa pode ser rompida com pequenas brechas caso estas não sejam consertadas e uma família, uma empresa ou uma única vida pode ser destruída pelas pequenas decisões erradas que acreditamos não fazerem mal algum (Pv 14:12).
Sobre estas pequenas decisões erradas a Palavra de Deus nos adverte que satanás, nosso adversário, anda em derredor, bramando como um leão, buscando a quem possa tragar (I Pe 5:8). Ele busca exatamente estas brechas, pois é através delas que ele começará a minar a vida do cristão.
Mas graças a Deus que nos dá do Seu Espírito para nos ensinar (Sl 143:10) o caminho reto e assim construirmos vidas compactadas sobre a pedra principal de esquina (Sl 118:22).
Nenhum comentário:
Postar um comentário