
Foi apresentado na Expomanagement 2009 o resultado de um estudo realizado em parceria entre a HSM e a Empreenda Consultoria sobre o Brasil 2010-2015. Foram questionados 1065 executivos brasileiros de primeiro escalão sobre o cenário dos desafios e das prioridades nas empresas.
Uma das conclusões é de que será necessário investir no desenvolvimento de mais líderes. Esta visão até pouco tempo atrás estava, muitas vezes, apenas na teoria, pois outras prioridades eram mais latentes para os executivos.
Temos recebido nestes últimos dias uma verdadeira avalanche de informações de como melhorar a experiência do cliente. São fórmulas, estudos, teses, pesquisas, etc, que são muito importantes e todas possuem o seu valor, mas será que estamos conseguindo fazer o básico em relação ao nosso cliente? Será que nossos funcionários estão sendo bem orientados e treinados para poderem responder imediatamente aos anseios de nosso cliente? Vale lembrar que se a minha empresa não está indo bem, o giro de empregados é alto, os cliente compram uma vez e não voltam, a culpa não é de mais ninguém a não ser minha (empresário, empreendedor, dono, gestor).
A estratégia de diferenciação que é baseada nos funcionários (Administração de marketing, 12ª edição, pág. 314, Philip Kotler e Kevin L. Keller), destaca algumas características que as pessoas mais bem treinadas possuem, são elas:
- Competência - Possuem a habilidade e o conhecimento necessários;
- Gentileza - são simpáticos, atenciosos e prestativos;
- Credibilidade - são dignos de crédito;
- Confiabilidade - realizam o trabalho com consistência e precisão;
- Presteza - atendem rapidamente às solicitações dos clientes;
- Comunicação - esforçam-se para compreender o cliente e se comunicar com clareza.