c. Quem Ama Se Comunica – A comunicação em um relacionamento implica uma via de duas mãos e vai muito além da fala. Conversar significa algo mais que uma mera troca de palavras ou informações.
Mediante a fala podemos expressar nossos sentimentos, transmitir emoções, esclarecer nossos pensamentos e também reforçar nossas idéias. Através da conversação estabeleceremos relacionamentos com outros e a qualidade deste relacionamento dependerá em grande medida da habilidade de nos expressarmos verbalmente.
Outro aspecto importante da comunicação diz respeito ao entendimento.
Tendemos, muitas vezes, a fazer interpretações que nem sempre refletem a realidade. Davi no salmo 56 e versículo 5a diz que “todos os dias torcem as minhas palavras” e isto é motivo de muitas brigas.
Nancy Van Pelt em seu livro Felizes no Amor – O Segredo Da Vida a Dois destaca 7 regras para uma comunicação eficaz, a saber:
1. Escolha o momento adequado para conversar com seu cônjuge – Pode ser que seu assunto seja apropriado, porém, o momento pode ser inoportuno. Se você tiver algo pessoal que necessite de discernimento, sentimento ou emoção para falar, não descarregue justo no momento em que ele entra pela porta, depois de um dia cheio no escritório, de quarenta e cinco minutos no tráfego pesado, ou num ônibus super lotado. Se quiser conversar com sua esposa acerca da necessidade de cortar um pouco as despesas com o supermercado, não faça isso justamente quando ela estiver servindo uma refeição, cuja preparação lhe tomou muito tempo e esforço.
2. Desenvolva um tom de voz agradável – Nem sempre é o que você diz que é levado em conta, ma como o diz. É reconfortante estar perto de alguém que tem voz calma e suave. Se você quer que seu cônjuge aprecie seu tom de voz, certifique-se de que ele seja agradável.
3. Seja claro(a) e especifico – Muitos mal-entendidos surgem de uma conversa confusa. Tente pensar enquanto fala e exponha claramente o que quer dizer.
4. Seja positivo(a) – Em muitos lares, 80% de toda a comunicação é negativa. Essas famílias acostumam-se tanto a ouvir críticas, reprovações, mau juízo e outros elementos negativos, que tal comportamento acaba tornando-se normal.
5. Seja cortês e respeite a opinião de seu cônjuge – Isto pode ser feito mesmo que você discorde. Preocupe-se tanto pelo conforto dele(a) quanto se preocupa com o seu.
6. Leve em conta as necessidades e sentimentos de seu cônjuge – Desenvolva paciência e sensibilidade ao responder ao que o seu cônjuge diz. Sintonize-se nas necessidades e sentimentos de temor, zanga, desespero e ansiedade da pessoa amada. Da mesma maneira, se ele estiver feliz acerca de um novo empreendimento, participe de sua felicidade.
7. Desenvolva a arte da conversação – Um estudo realizado na Universidade Cornell, Nova Iorque, demonstrou que quanto mais tempo um casal passa conversando um com o outro, tanto mais alto será seu nível de satisfação matrimonial.
Nenhum comentário:
Postar um comentário